sábado, 22 de março de 2008

Bethânia!

Porque ela é uma espécie de força em minha vida.
Ela é a Rainha principal, do palco que mais respeito.
A entidade humana.
A sensibilidade divina para os profanos.
Os ventos mais fortes e arrebatadores de Iansã. As marés mais densas e suaves de Iemanjá.
As águas mais puras, das nascentes mais férteis de Oxum.
É o meu riso suave e verdadeiro ao vê-la.
É a inteligência.
Os bons ouvidos.
A vitória em forma de voz.
Ela canta a minha vida. Ela traduz meus pensamentos.
Bethânia faz parte de mim, não como uma fã e um ídolo, mas como um poeta apreciando a dor e o belo.
“Ela é tão eu que nos confundimos, salve Bethânia...”



Breve Biografia Poética:

A terça-feira do dia 18 de junho de 1946, era diferente. Desde manhã se sentia um gosto na boca de brisa quente, um perfume de flores do campo por toda parte, o dia tinha cor de frutas frescas, o céu estava azul como o mar, apontando em algumas nuvens sinais de tempestade, o mar estava caymmiano, ou seja, poético e vigoroso, e suas ondas anunciavam à área da praia a chegada de uma nova força a Terra.
Por volta das 16h Iansã sai das florestas africanas e vem ao Brasil, mais exatamente na Rua Conselheiro Saraiva, número 39, antiga Rua Direita, em Santo Amaro da Purificação, na sagrada Bahia, se preparar para trazer à terra brasileira o seu melhor vento, seu mais luminoso raio, a sua filha célebre, que tanto se parece com ela.
A Dona dos Raios e dos Ventos convida a todos os orixás para participarem da festa, festa sagrada. Tocam atabaques, Iemanjá canta no mar com suas ondas, Oxum enfeita o leito que vai receber a Pequena, e Nossa Senhora Aparecida vai até Dona Canô passar-lhe as mãos sobre a cabeça para acalmá-la das dores do parto.
Às 16h40min nasce a Estrela Maior.
Cujo nome, tão encantado nome, foi dado pelo o irmão Caetano. Inspirado em uma música. Dessa inspiração surgiu-se MARIA BETHÂNIA! Uma canção que se deu a mais bela voz.
A pequena sonhava com os palcos. E dizia que um dia estaria neles.
Sonhos nunca são em vãos. E a miúda entidade humana já tinha seus poderes de ver além.
Aos 13 anos “sobe” a um palco, em “off” ninguém a via, mas todos a sentiram; cantando a música: Cadência do Samba.
Descobriu-se ali.
O restante são as demais estrofes dessa história poética da nossa Maricotinha.
A substituição de Nara Leão, o Carcará, a forte personalidade, o novo conceito de beleza, os seus cabelos lindamente desarrumados, sua voz forte e guerreira, sua maneira de flutuar no palco, seus pés descalços, suas roupas brancas, sua fé, seus brasis, seus poemas, seu Ser arrebatador.
Uma predestinação em fazer os outros felizes. Em transmitir amor, paz e muita (muita) força.
A Rainha dos palcos. O deslumbre dos raios e a coragem das águas.
Ela é união dos quatro elementos. Ela é a magia da Bahia.
E se hoje ela é branca na poesia, é negra demais no coração.
Maria Bethânia Vianna Telles Velloso, 61 anos de canto, poesia e inspiração.

Maria Betânia
Composição: Capiba
Maria Betânia Tu és para mim A senhora do engenho
Em sonhos te vejo Maria Betânia és tudo que eu tenho
Quanta tristeza sinto no peito
Só em pensar Que o meu sonho está desfeito
Maria Betânia Te lembras ainda Daquele São João
As minhas palavras Caíram bem dentro do teu coração
Tu me olhavas com emoção
E sem querer Pus minha mão em tua mão
Maria Bethânia Tu sentes saudade De tudo, bem sei
Porém também sinto
Que nunca te dei Beijo que vive com esplendor
Nos lábios meus
Para aumentar a minha dor
Saudade do beijo Maria Betânia
Eu nunca pensei
Acabar tudo assim Maria Betânia Por Deus eu te peço Tem pena de mim. Hoje confesso com dissabor Que não sabia Nem conhecia o amor

"Para onde vai a minha vida e quem a leva?Porque eu faço sempre o que não queria?Que destino contínuo se passa em mim na treva?Que parte de mim, que eu desconheço, é que me guia?"
Maria Bethânia.

Obrigada Senhores!

Daniella Paula.


E os agradecimentos de hoje vão a minha querida amiga Angela, que irá me acompanhar ao grande espetáculo da nossa amada Bethânia em Recife, ela que tem feito de tudo para que estejamos lá. A Joana que é uma fã muito especial de Bethâ, e que está nos ajudando muito a ir até ela. E ao Júlio Franciscato que tanto admira o meu encanto pela a deusa da MPB, e ainda me ajuda nas minhas idéias loucas. =) Vocês são uns dilúvios de emoção em minha vida. Obrigada de coração Angela lindona, Joana educadíssima e prestativa (na qual não vejo a hora de poder agradecê-la olhando nos seus olhos) e Júlio amado. Meus Bethamaníacos de alma.


Beijos maricóticos a todos!

10 comentários:

Anônimo disse...

A-m-e-i! Obrigado por ter se lembrado de mim. Você merece estar com Ela.
Adorei a "biografia poética". Tudo igual a você e ela... Poesia e mar.
Conte sempre comigo Dani.
Te adoro e te admiro muito!

Anônimo disse...

Sua delicadeza em amar me toca.
Quando vc vai a Recife?
bjs.

Anônimo disse...

Lindo. Simplesmente lindo!
Beijos

Anônimo disse...

Você é simplesmente LINDA!
não é vc que é sortuda por "ter" Bethânia em sua vida, é ela quem é... por ter uma fã como vc!
Que saudade dos nossos papos...
das nossas pipocas...
do seu perfume... do seu vinho...
da sua risada... de vc!
bjs.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Dani vc merece viver esses momentos gloriosos de extrema emoção show de bethania andar pelo recife e conhecer nossas amigas virtuais e vamos compartilhar tudo isso bjs minha filha mais nova te amo demais.

Anônimo disse...

Dani vc merece viver esses momentos gloriosos de extrema emoção show de bethania andar pelo recife e conhecer nossas amigas virtuais e vamos compartilhar tudo isso bjs minha filha mais nova te amo demais.

Anônimo disse...

Pedrinha miudinha de Aruanda...
Amei, amei, amei...
"biografia poética" lindaa!!!!
Amo Você!!! Amo seu encanto...

Anônimo disse...

VOCE AINDA SERÁ ESTUDADA MENINA!
SUAS PALAVRAS SÃO ARREBATANTES!
PARABÉNS. BEIJOS...

Anônimo disse...

Que saudade de uma princesa do mar por aqui...