sexta-feira, 2 de maio de 2008

O Grande Ritual


Boa tarde minhas senhoras, boa tarde meus senhores!

A Gruta me desmascarou! :p (rsrsrs).
Por mais que a razão literária e hermenêutica nos dizem para não julgar o autor pelo texto, não tem jeito, por mim, acaba sendo um reflexo.

Bem, eu não consegui fazer algo que relate o que foi o Show de Maria Bethânia e Omara Portuondo. Mas como tentei e disse que voltaria para contar, postarei alguma coisa que as palavras conseguiram expressar.
E o que eu não consigo dizer é mais importante.
Portanto, ficará aqui apenas o que a minha sensibilidade (com uma dose exorbitante de “fã-nátismo-bethânico”) conseguiu descrever.
Desculpam-me a minha falta de capacidade de relatos grandes. Esse show ultrapassou os meus limites de Estar. Atingiu o meu limite de Ser. E me adentrar e exteriorizar o que há dentro é sempre muito difícil para mim. Dessa vez, espero compreensão.

Que vocês gostem do espetáculo de Dona Maria e Dona Omara, contado por Daniella. =)
Bom show, senhores!


O Grande Ritual


E como um vulcão borbulhante de fogo movediço ela entrou em seu território.
Fez-se então, os delírios dos outros.
Não há que não entre em transe ao vê-la em seu palco iluminado, e seus olhos vestidos de dourado, seu corpo transcendendo toda leveza que possa existir. Ela nos fazendo coexistir.
Sua voz que nos arrebata a outras infinitudes.
E ela canta.
Canta como se estivesse fazendo um amor sagrado, num templo pagão.
E as suas mãos...
Suas mãos dançam em direção às faíscas deixadas pelas palavras. Assim elas tomam voz.
E quando faz silêncio, sentada ao contemplar o papel de ser da outra, ela nos permite o êxtase de saboreá-la sem letra.
E o coração palpita com a agonia de não poder tocá-la. Mas a razão agradece por esse fato, pois sabe que seria invadida pela emoção.
E o sangue ferve em banho escaldante ao senti-la próxima e palpável aos olhos.
E os pés se retorcem com vontade de sair do chão e flutuar juntamente com os pés dela, ao lugar de sua exaltação.
A boca seca por faltar palavras. A boca molha por sobrar sedução.
E ela seduz.
Seduz como a serpente querendo devorar.
Devora como ondas fortes do mar.
Sorri como se fizéssemos parte do seu sorriso.
Ela invade nosso riso.
Ela transborda nossas pupilas de lágrimas.
Interpreta nossos sentimentos, nos amarra com os seus cabelos e nos arremata com as suas pernas.
Incorpora o swing das negras, se retorce como se quisesse sair de si. E sai.
Ali é a entidade pagã, e ao mesmo tempo sagrada.
Ali ela nos permite o puro e o pecado. A perdição e a salvação. O êxtase e a loucura. O grito e o silêncio. O morrer e o renascer. O machucar e o curar.
Depois ela nos toma toda com os seus olhos forjados e seus agradecimentos falaciosos e divinos.
Encosta a ponta dos dedos no chão sagrado, e como se fosse uma menina sorrateira, declama: “Obrigada Senhores!”.
Fecha as mãos, aperta o punho e nos concebe a graça.
E depois se vá, com os dedos apontando o céu. Deixando-nos a glória, e com tanta explosão que não sabemos o que fazer com tudo aquilo depois.
É mais que um espetáculo, é um ritual, é um despersonalizar para se recriar ali.

Salve, salve Bethânia!

Daniella Paula

É pouco, é muito pouco para tudo que vivi. Mas, eis ai um "fragmento" de uma noite sagrada.

Ao final do show, conseguimos (eu e Ângela) um encontro com ela. Foi quando vi a Maria Bethânia humana. Um abraço acolhedor, um sorriso doce e forte, olhos fixos e atenciosos, um cangote cheiroso (rsrs), uma cintura fina, cabelos presos, pés pequenos, baixa estatura (mas para mim continua gigante), uma voz mais rouca e mais grossa do que apresenta e mãos que falam; e que seguraram firmes nas minhas e soaram fé, amor e humanidade.

E os agradecimentos de hoje irão a Deus, primeiramente, por ter nos concebido tamanho Ser Humano. Depois a Iansã que é o orixá de Bethânia, por ter feito tamanha proeza, com tanta leveza. E a Ângela, novamente, por ter me dado a oportunidade de estar com ela, e a Jô que nos colocou tão perto de Bethânia que dava para "comer" seu cuspi (rsrsrs).

Maribeth arrasa!!! É linda em todos os sentidos (Sim, eu consigo achá-la!).

E eu não vejo a hora de estar novamente, em mais um "ritual bethânico"! E dessa vez é rezar, para que a arritmia cardíaca não ataque, ou ataque de vez e eu possa desmaiar nos braços dela...(rsrsrs).

Beijos grandes a todos vocês. Muito obrigada pelo carinho, pelas belas palavras, pelo o entendimento dos meus "eus", por passarem as mãos em meus cabelos e me fazerem tão especial.
Obrigada por rever e reviver comigo =)

Muito Obrigada Senhores!

10 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deusssssss.
Esse show fez brilhar meus olhos.
Voce disse TUDO!!
Nos carrega pelas maos, como ja foi dito aqui.

A M E I mais uma vez.
voce consegue nos fazer amar.

beijo da sua Nina.

Anônimo disse...

Putz mêu... fiquei feliz!!!! só de imaginar o quanto foi imensamente bela e cheia de emoção essa noite pra ti.

Um beijo enorme
Xi

Anônimo disse...

Tú arrebenta!!!
é lindo, parece que você está descrevendo um tipo de mitologia..deuses, templo pagão, essas coisas.. ficou lindo!
e estou feliz por vc...
bjão

Anônimo disse...

Fiquei feliz em viver issi com vc bjs

Anônimo disse...

Interessante teu blog! =)

Anônimo disse...

Obrigada pela visita! =)

Joana disse...

Mais uma vez parabéns!Voce fez as honras da casa nos conduzindo até Bethania, fez as apresentações e colocou cada uma na sua poltrona e disse: venham assistir comigo!Bela sintetização, ela precisa saber que escreve tudo isto.Deus te proteja Dani,e conserve a tua sabedoria, que pelo que vejo é antiga.

Receba um grande e carinhoso abraço.
Joana

Unknown disse...

Quantas belas palavras...
Você brilha e emana luz!

Anônimo disse...

Que momento maravilhoso ! Parabéns por ter realizado esse sonho querida ! Você merece realizar não apenas esse, mas muitos mais ! Parabéns pela habilidade com o texto, com as palavras, e pelos sentimentos tão puros e nobres que carregas nesse coraçãozinho de ouro ! Beijos com carinho, Amadinha !!

Cileninha Farias disse...

Ai eu adorei a gruta desmascaradora. É uma gruta danada e poética. Eu adoro essas danadezas poéticas, belas e misteriosas.
“um cangote cheiroso” KKKKKKKKKKKKKKK. D-A-N-A-D-A!!! kkkkkkk!
Show de Bethânia realmente é tudo isso o que você disse.
Show de Bethânia provoca orgasmos múltiplos. A culpa é dela!
Eu amo essa véinha e também não vejo a hora de revê-la em cena com toda emoção, com o bater da mão no peito, com o dedo pra cima, com o corpinho que flutua, com a voz, com a alma, com los tomates, com tudo!!!!!!!!

Mamãe disse que quando eu nasci, já saí da barriga dela com o dedinho bethânico pra cima e dizendo: Cheguei virada, Mainhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!

Dan’s quando você escutou a Maria pela primeira vez, teve uma sensação de que já havia escutado aquela voz antes mas que não lembra bem onde e nem com quem???? Eu senti isso na primeira vez que a escutei. Era como se eu fosse uma grande admiradora de Berré e tivesse levado uma pancada e esquecido tudo. Depois volta a memória e os gostos. É estranho, mas essa sensação é tão boa. E esse primeiro contato com a obra dela é incrível, é quando a gente sente que vale apena rever tudo e reviver as mais belas emoções. E a culpa é dela!!!!!!!

Beijones Danados, sou sua fã


A próxima, daremos um cheiro duplo no cangote da véinha viu??????

\o/


Obrigada Senhorinha !!!!